20 abril 2009

Valdemiro Santiago: angú com taioba

Ontem de madrugada, depois de assistir pela milésima vez o filme velozes e furiosos - única coisa decente que consegui encontrar na TV - sintonizei meu televisor na Band para assistir o telepastor e o teleapóstolo. Infelizmente o programa do telepastor tinha acabado, e eu tive que me contentar em assistir apenas o programa do Valdemiro Santiago. Uma pena, pois quem me conhece sabe que eu sou fã número um do Silas Malafaia (risos).

O programa definitivamente não estava dos piores. O apóstolo leu um texto do evangelho de João, e falou acerca da morada celestial. Fiquei bége, azul e laranja ao ver, pela primeira vez, o apóstolo pregar uma mensagem supostamente evangelística na TV. Porém, como já é praxe dele e do telepastor que o precede na emissora, em determinado momento ele “brecou” a pregação e começou a mandar uns bons esculachos para o deputado sei lá das quantas (quem supostamente o estaria perseguindo), contou de quando colocaram uma bomba no seu carro e da vez que ele tomou uns tiros (não me pergunte o motivo, porque ele não revelou. Inevitavelmente, pensei no pior), e assim ele conseguiu estragar o que seria a primeira mensagem evangelística transmitida em seu programa. Quando enfim voltou a pregar (pregar?), já estava mais perdido que Adão no Dia das Mães, e descambou a falar heresias, entre as quais o patripassionismo – afirmando que Deus o pai estava literalmente presente em Jesus, sendo Jesus o pai no sentido literal. Caso isso fosse verdade, Jesus seria um tipo esquizofrênico, para não dizer um doido varrido, pois passava um tempão conversando com o Pai, quando o Pai na verdade era ele mesmo!

Contudo, o que mais me chamou a atenção foi o modo como ele se referiu aos perseguidores do seu ministério. Por perseguidores, entenda-se: todo aquele que discorda das suas excentricidades, entre as quais a de incentivar a distribuição de lençinhos ugidos na sua sudorese, o que além de anti-bíblico, é anti-higiênico também. Nesse caso, pode-se dizer que, segundo os padrões do sr. Valdemiro Santiago, eu sou seu persegudor também. Nuss... que medo! Bom, deixa eu relatar a vocês o modo como o sacrossanto apóstolo da sudorese ungida se referiu àqueles que não estão com ele em suas heresias, e obviamente, aos bispos da IURD também, que não vão nem um pouco com a sua fachada. Aliás, é bem lógico! O cara enche a igreja dele com ex-membros da IURD, tirando a fonte de renda de centenas de bispos, causando um prejuizo de milhões em “plebenda” [1], e ainda quer elogio? Te enrolei e não falei denovo, né? Foi mal, agora eu falo:

O apóstolo Valdemiro Santiago, em programa transmitido não só em rede nacional, como também reproduzido em vários países (eu assisti aqui no Peru, por exemplo), fazendo referência a uma revelação que teria recebido do próprio Jesus, se dirigiu aos seus perseguidores nestes termos:

“Jesus falou pra mim ansin: Valdemiro; avisa pus comedô de angú cum taióba, que tu só vai quando eu quisé” – reprodução totalmente literal.

Bacana! rs... Obrigado por avisar, Valdemiro!

Agora eu fico aqui pensando o seguinte: que tipo de Jesus é esse que alêm de falar caipirês, manifesta sua indignação para com os perseguidores do seu “apóstolo ungido”, chamando-os de “COMEDORES DE ANGÚ COM TAIOBÁ”? Pôxa... Eu estava preparado para ver o sr. vociferar contra os seus críticos, dizendo que o Senhor iria derramar sete taças de ira sobre eles, ou até mesmo que Ele “pesaria a mão” (usando um jargão mais penteca) mas, chamar o pessoal de “comedô de angú cum taióba” (reprodução literal), desculpa a franqueza, mas foi muito engraçado! Tristemente cômico!

Diante de tal profecia, eu me pergunto: “Que classe de Deus é esse que discrimina as pessoas pelo que elas comem?”. Acaso comer angú com taióba é uma ofensa? É pecado? Sou carioca de nascimento, mas me criei no sul de Minas Gerais - terra que aprendi a amar - e na minha infância eu comi muito angú com taioba, viu! E mais: com feijão preto, arroz e ovo frito em cima é uma delícia! Jamais pensei que Deus tivesse esse tipo de preconceito, ao ponto de discriminar as famílias de baixa renda, tomando em conta a sua dieta alimentícia. E nunca imaginei também que o sr. Valdemiro Santiago, o homem da multidão, herói dos pobres e endividados, tivesse algum preconceito por angú e taióba!

Depois de tudo o que ouvi e vi, posso tirar pelo menos três conclusões:

1. O sr. Valdemiro Santiago, haja vista o repentino sucesso que alcançou à frente da Igreja Mundial do Poder de Deus, definitivamente esqueceu das suas origens. Ele, que para atrair as camadas mais pobres, faz-se passar por um humilde homem do campo, que já trabalhou horas no cabo da enxada, é um embuste. Pode que algum dia ele tenha realmente sido esse homem que propagandiza, mas hoje em dia, com um patamar de vida muito mais alto, Valdemiro despreza a dieta dos mais simples, e em seu mundo de caviar e lagostas já não há espaço para o bom, barato e popular angú com taioba. Aquilo que mui provavelmente foi a base de sua alimentação durante grande parte da sua vida, hoje é desprezado por ele, e tal dieta é considerada – por assim dizer – um insulto.

2. Mesmo reconhecendo em Jesus um Deus transcultural, que trocou a cultura celestial para viver a cultura humana e judaica, a fim de comunicar com eficácia a sua mensagem, não há absolutamente nada, nem na Bíblia e nem nas ciências sociais, que me faça crer que Ele, para comunicar uma mensagem a alguém – mesmo sendo esse alguém o Valdemiro Santiago, homem de fala truncada e péssima dicção – use de barbarismos e regionalismos tais como os que vi na TV.

3. Também jamais, em meus poucos, porém produtivos anos de leitura bíblica, encontrei em Jesus uma mínima ponta dessa soberba social, que pudesse justificar seu desprezo pelos comedores de angú com taioba, marginalizando-os ao ponto de transformar essa expressão em insulto e humilhação. O Jesus da Bíblia sentava na beira da praia e comia com os pescadores. Portanto, se alguém realmente deu tal mensagem ao Valdomiro, esse tal não foi Jesus. Foi no máximo Gezuz.

Termino assim essa pequena nota, onde manifesto mais uma vez minha indignação com a teologia e conduta do apóstolo Valdemiro Santiago, e faço votos de que um dia ele deixe de enganar as pessoas, pare de comercializar a sua sudorese, e se converta de fato ao Senhor Jesus Cristo.

Autor: Leonardo G. Silva
Fonte: Púlpito Cristão

2 comentários:

  1. KKKKKKK
    VERDADE HEIN?
    AKI EM BH,QUANDO A IGREJA MUNDIAL VAI EVANGELIZAR,ELA DIA Q EH A UNIVERSAL Q TA ABRINDO "FILIAL"
    ABSURDO NE?
    KKKK

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom!
    estou elaborando um artigo sobre esse suposto "apóstolo". Se vc tiver outros materiais sobre ele e a igreja mundial envie pra mim.obrigado

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails