22 abril 2009

A Igreja verdadeira

Vez por outra nos pegamos analisando ou até mesmo discutindo sobre qual a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Uns chegam até mesmo a levantar teorias absurdas, usando de documentos forjados ou criados segundo sua própria vontade para se proclamar verdadeira, santa e única. De fato esta é uma discussão que leva, em alguns casos extremos, a absurdos inimáginaveis para uma pessoa que se diz cristão. Exageros a parte, gostaria de deixar aqui minha opinião sobre o assunto.

Pra iniciarmos, quero esclarecer que segundo a Palavra de Deus, Jesus Cristo jamais fundou uma religião, uma denominação ou igreja. O Senhor estabeleceu sobra a Terra Sua Igreja, que é formada por aqueles que O aceitam e buscam um viver santo e consagrado a Deus, os lavados e remidos no Sangue do Cordeiro. Jamais, em hipótese alguma, o Senhor disse: “Crio eu agora a igreja assembleia/católica/batista/quadrangular, etc, etc, etc…”. Está na Bíblia, ou melhor, não está na Bíblia nada parecido com isso, procure em toda Ela e verá que estou falando a verdade.

Alguns, na tentativa de deturpar a conversa do Senhor com Pedro e colocar ali o fundamento de sua religião (ou igreja) colocam palavras e/ou verdades que não existem. Quando o Senhor disse a Pedro: “…tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…” (Mateus 16:18) temos pelo menos duas verdades: o Senhor jamais elegeu Pedro a papa ou qualquer outro “cargo”, além de o comissionar a levar a Mensagem até os confins da Terra (Marcos 16:15 - que a propósito, tal ordem fora dada a todos os demais discípulos e se extende até os dias de hoje) e, também, esta “pedra” - ou rocha, vai depender da tradução, a que o Senhor Jesus se referiu nada mais é que a afirmativa de Pedro dita anteriormente ao ser indagado pelo próprio Senhor sobre qual era sua opinião a respeito dEle (”…Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” - Mateus 16:16). Ou seja, a partir desta verdade que a Igreja foi edificada. Desde então o evangelho de Jesus, que salva, cura e liberta tem sido apregoado nos quatro cantos deste Planeta.

Antes de prosseguirmos gostaria de deixar registrado também minha opinião sobre a religião. Ao meu ver a religião é a maior de todas as maldições sobre a vida de um homem. Quando uma pessoa se torna religiosa, ou seja, passa a cumprir com as “obrigações” que lhe são impostas por aquilo que ela acredita ser a religião verdadeira, são criados verdadeiros lunáticos, pessoas completamente fora da realidade (vide os tão falados “homens-bomba” defendendo aquilo que eles acreditam ser a verdade). A religião nada mais é do que uma desculpa esfarrapada do homem para tentar suprir um desejo em si mesmo de ter contato com Deus. Entretanto, como o seguir à Deus requer renúncia, santidade e compromisso fica mais conveniente criar-se uma religião de faz de conta que seguimos a Deus e a seguir. Evidentemente que cada um defende a sua, afinal é ensinado à isso. Mas não são todos os casos que acreditamos ser verdade, o ser de fato.

Retornando ao ponto de origem, penso eu que como precisamos de uma igreja, ou seja, um local onde nos reunir para cultuar a Deus dentre outras coisas, é bom que estejamos naquela que, mesmo com todas as falhas, pelo menos tem como objetivo agradar a Deus, vivendo de acordo com Sua Palavra. Ou seja, como eu posso, por exemplo, afirmar que minha igreja é a verdadeira se ela me ensina a ser idólatra? Ou de que adianta proclamar minha igreja como a única se ela viveu um período escondendo as Escrituras de seus fiéis? Poderia citar aqui inúmeros itens que podem nos dar alguma luz quanto ao seguir ou não a Palavra de Deus. Evidentemente que em lugar nenhum se pratica aquilo que o Senhor nos ensinou da forma como o deveria, infelizmente. Entretanto, volto a afirmar, mesmo entre erros e acertos, existem lugares onde se pratica mais ou menos as ordenanças de Jesus.

Afirmo sempre que a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, é aquela formada pelos lavados e remidos em Seu sangue, que buscam santidade ao Senhor independente de regras ou doutrinas humanas, mas sempre têm o foco voltado para o Alto. Digo sempre, também, que acredito que teremos grandes surpresas quando da volta de Jesus para nos buscar, pois acredito que muitos dos que pensam que irão se encontrar com o Senhor nas alturas e viver para sempre com Ele, ficarão, e muitos daqueles que estes mesmo apontam como perdidos, serão salvos. Repito: não somos juizes. Ninguém o é, somente Deus e cabe somente a Ele julgar aqueles que herdarão Seu reino.

Portanto a nós resta somente buscarmos uma vida de comunhão com Deus, de renúncia e repúdio aquilo que o mundo nos oferece (1 João 2:15; Tiago 4:4), em santidade (1 Tessalonicenses 3:13) e temor diante de Deus. Buscarmos sempre observar aquilo que está na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, confrontando com aquilo que nos é ensinado para ver se de fato está de acordo ou não com o que Jesus nos deixou. Orando sempre, buscando em Deus direção e orientação para nossa caminhada em meio a esse mundo de pecado onde o diabo tem dominado (1 João 5:19), buscando comunhão com os irmãos e acima de tudo, santidade ao Senhor. Assim eu e você estaremos formando a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, independente de placa, doutrina ou religião.

Que o amor do Pai transborde em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails