20 abril 2009

Lançamento do século: crente "flex"!

A última moda do mercado é o dito "flex": já temos carro flex e moto flex. Na realidade o que se quer dizer com "flex", no caso dos motores, é que ele pode trabalhar com dois ou mais tipos diferentes de combustíveis, ou seja, é flexível. Por exemplo: um carro pode ser abastecido com gasolina e álcool. Isso é bom pois você sempre vai abastecer com o combustível de menor valor ou aquele que apresenta melhor desempenho, dependendo do caso.

A igreja (ah!, a igreja!) também está aderindo à moda. Ou melhor, a igreja não, mas os fieis. Não é difícil encontrar por aí os crentes "flex". Sim, crente "flex" é aquele que se alimenta de duas, ou mais fontes: ora está na igreja, ora está num centro de macumba (se bem que em alguns casos a gente não consegue distinguir qual é qual), só para citar um exemplo. Há também aqueles que num momento estão em profunda adoração na igreja e num outro momento estão em uma boate, numa balada ou na cama de um motel, sabe lá com quem. É assim, tudo simples, fácil e gostoso. É o crente "flex".

A igreja, ou melhor, as ovelhas nada mais são do que reflexo de seus líderes. Os líderes "flex" já existem há muito tempo. Desde que tornaram o evangelho "flex", tudo tem sido assim. O líder "flex" é aquele que não se importa com o que prega, ou melhor, se importa em pregar aquilo que o povo gosta, que o povo quer ouvir. Já não busca mais inspiração na Bíblia, mas em DVD's, livros e treinamentos mundanos, que valorizam o ser humano, que o enchem de esperança, uma esperança vazia, nas coisas deste mundo. Mas quem se importa? É isso que os homens querem ouvir. O evangelho "flex" é aquele que não fala de salvação, de arrependimento, de mudança de vida, do sacríficio de Jesus. Evangelho "flex" é aquele que diz que você é um vencedor, que você pode, ou melhor, deve exigir de Deus o melhor desta terra, que você não pode sofrer, que tem que ser rico, bem sucedido (nos moldes do mundo) enfim, o evangelho "flex" é o oposto do Evangelho de Jesus Cristo.

O Evangelho que conheço, que Jesus pregou, nos ensina que: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." (Mateus 6:24). Há, aqui, espaço para o "flex"? Ou eu estou exagerando?. Ah!, Jesus também disse: "entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela" (Mateus 7:13). Flex? Não!!! Tem mais. Alertou Paulo à Timóteo: " Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra" (II Timóteo 2:4) - ou você milita ou você se embaraça. Poderia citar outros tantos exemplos bíblicos aqui da não-flexibilidade do Evangelho mas quero desafiá-lo, querido leitor, a procurar na Palavra de Deus exemplos de postura "flex" diante de Deus, caso você pense que servir a Deus é assim, com flexibilidade.

Nestes últimos dias de tempos trabalhosos, que há homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, que têm aparência de piedade, mas negam a eficácia dela*, nossa vigilância e dependência do Senhor tem que se redobrada, para não cairmos em ciladas. Modismos existem e sempre existirão mas creio também que sempre haverá um povo que milite pela verdade, verdadeiros atalaias tocando a trombeta da verdade, que não se flexibilizam, mas perserevam na verdadeira doutrina de Cristo.

No mais, oremos por um recall santo, onde os crentes troquem seu motor"total flex" por um 100% Jesus!

N'Ele,

Danilo Miguel

* Achou que peguei pesado nas palavras e acusações agora? Vai ler a Bíblia! Depois disso, discuta com Paulo o teor destas palavras pois são deles mesmo. Leia em II Timóteo 3.

6 comentários:

  1. Danilo

    Como me delicio com esses seus artigos. Esse artigo sobre o crente "flex" é maravilhoso. Lembra as analogias que os profetas do Antigo Testamento utilizavam. Elas têm o poder de causar maior impacto espiritual sobre os leitores/ouvintes justamente porque utiliza situações do dia-a-dia que são facilmente assimiláveis.

    Um abraço

    Cristiano

    ResponderExcluir
  2. Texto ótimo, mas confesso que perdi completamente a compostura quando li a última frase, ..., rs, ... mas é claro que opto pelo 100% Jesus...

    P.S.: Como eu gostaria de que todos nós voltássemos a dar importância ao verdadeiro evangelho, ..., pois quando o vejo sendo pregado lágrimas brotam sem parar, fico como quem perde a compostura diante de uma autoridade, como quem ouve palavras as quais é impossível não compreender e não se achar em falta diante da magnetude do que está sendo exposto, mas este novo "evangelho" como qual querem me tocar, não me alcança, não me põe no meu devido lugar, ..., antes disso, tenta me colocar num lugar do qual não sou digno de estar.
    Neste ponto, sou obrigado a confessar, sou tomado de uma ira medonha, um fogo consumidor que me consome por dentro por conhecer a Verdade e necessitar da Verdade para viver. Quão bom é o verdadeiro evangelho. Ele, realmente, é transformador, mas este novo não modifica ninguém, ele dá um jeitinho brasileiro de camuflar o lixo, mas é incapaz de alterar a propriedade...

    Que possamos viver a altura do evangelho, 100% Jesus, pelos menos, na tentativa insistente de alcançar e manter-se dentro desta espectativa por mais que nossa própria natureza nos convide a outras realidades...

    Paz, ..., um abraço!
    Que Deus lhe abençoe...

    ResponderExcluir
  3. Prezamado Danilo Miguel,

    A Paz do Senhor!

    Você, sempre nos surpreendendo, com excelentes comparações e verdades, a serem colocadas em evidência com a realidade vivida pelas igrejas com crentes flexíveis a tudo e por tudo.

    A minha oração, é que este artigo proporcione reflexão aos incautos, e aos que não entendem a responsabilidade, com a sua própria vida diante dos planos de Deus, para a salvação.

    o Senhor não aceita o CRENTE-FLEX.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  4. Irmão Cristiano,

    Louvo a Deus por suas palavras. À Ele, e somente à Ele, todo louvor, honra e glória, sempre.

    PENSADOR,

    Graças a Deus que você não precisa passar por este "recall". Um coração voltado 100% para Deus é tudo o que Ele deseja de nós. É dificil? Não! Mas para muitos tem se tornado impossível.

    Pr. Newton,

    Eu sempre me preocupo com o conteúdo daquilo que publico aqui, sejam textos de minha autoria ou de outros autores, mas sempre zelando pela são doutrina. Meu desejo sempre foi e sempre será alcançar os corações dos leitores com palavras simples, mas de profundidade enorme, pautada SEMPRE pela Palavra de Deus. Sempre peço a Deus que use deste blog para tocar na vida dos leitores para que atentem não para minhas palavras, mas sim para Sua verdade.
    Sigamos adiante!

    Em Cristo, Senhor nosso,

    Danilo Miguel

    ResponderExcluir
  5. Acidentalmente, encontrei-me neste espaço e sendo Espírita, achei estranho o desencontro entre as diversas facções chamadas de igrejas evangélicas. Parece-me que o fator espiritual não se faz importante entre várias congregações,(é claro que não são todas), sendo que o material tornou-se muito mais importante que o ensinamento do Mestre Jesus. Isto é muito preocupante, porque alcance e poder de penetração destas igrejas entre o povo é enorme e com isso os crentes recebem informações distorcidos do que é realmente "Cristianismo".
    Sem mais termino desejando que estes "pastores" possam receber intuições do mais alto sobre a maneira de guiar seus rebanhos opara que asim tenhamos uma humanidade mais fraterna.
    Que as bençãos de Jesus ilundem todos os corações.

    Antonio dos Santos.
    Belo Horizonte M.G

    ResponderExcluir
  6. Prezado Antônio,

    Lamentavelmente a situação no meio da igreja evangélica não é das mais confortáveis. Mas, ainda que tudo esteja em ruinas, há um povo que tem se conservado distante destas ilusões e valores deturpados que tanto se tem pregado e defendido.

    Meu desejo é que Deus abençoe sua vida!

    Em Cristo,

    Danilo Miguel

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails