18 abril 2009

Deus e Silvio Santos: alguma semelhança?

Eu ainda me lembro bem dos tempos em que o homem do Baú, nos programas de domingo, levava pessoas ao palco, colocava-as numa tribuna e então este contava parte de sua vida, seus sonhos e desejos. Dentre um destes desejos, o apresentador pedia que disesse um que mais tinha desejo e então ia ele abrir as "Portas da Esperança". Eu gostava daquilo, chegava a me emocionar quando as pessoas não conseguiam ganhar o que queria. Me lembro também de uma vez que um homem da minha cidade ganhou uma luneta para observar as estrelas. Virou celebridade! Por onde passava as pessoas o reconheciam e cumprimentavam. Tempos bons...

Estive eu pensando outro dia sobre a semelhança entre este apresentador, Silvio Santos, e Deus. Há possibilidade de haver qualquer tipo de semelhança entre ambos. Não, não há. Pelo menos para nós cristãos que temos em Deus um Deus justo e misericordioso, que zela por Sua Palavra, que cuida dos seus e que entregou Seu filho por amor a nós pecadores, não há qualquer semelhança. Mas há quem encontre tais semelhanças, mesmo que não saiba. Vamos ver quais são e quem é este tipo de gente.

Senor Abravanel, carioca, nascido aos 12 de dezembro de 1930 fez fama e dinheiro, dentre outras coisas, vendendo o tão conhecido Baú da Felicidade. Era um carnê de pagamento mensal que recompensava a fidelidade financeira (ou seja, pagamento em dia) dos seus clientes, com prêmios e mais prêmios. Eram eletrodomésticos, móveis, brinquedos, automóveis e até imóveis. Sim, bastava adquirir um (ou mais) carnê e pagar todos os meses, RIGOROSAMENTE em dia como fazia questão de frizar o apresentador. Além dos sorteios durante o tempo de pagamento, ao final do mesmo o cliente tinha direito a um prêmio extra. Bastava passar em uma de suas lojas e trocar o carnê pago por mercadorias. Ficou rico, fez fama e ajudou muita gente a realizar o sonho da casa própria.

Hoje em dia quantos são aqueles que querem fazer do seu carnê de dízimo (meu Deus, onde tem isso na Bíblia?) um carnê do Baú da Felicidade? Quantos são aqueles que, direcionados por seus líderes, acham que tem algum privilégio diante de Deus só porque pagam em dia seus dízimos? A igreja (e isso me refiro a igreja local) tem se tornado num clube de investimento, numa espécie de bolsa de valores celestial. Você aplica hoje e amanhã tem bons rendimentos. Sete vezes mais, cem vezes mais, sei lá quanto, tudo depende da sua fé e da sua fidelidade ($$$).

O cristão (cristão?) tem deixado de lado a adoração, a dependência e o amor a Deus para buscar n'Ele apenas e tão somente bençãos financeiras, curas, libertação. Para alguns Deus deixou de ser Deus e virou mercador, agiota, cambista. Ou até mesmo Silvio Santos! Quantos são aqueles que esperam em Deus a abertura das Portas da Esperança, aguardando ver sua benção, ou seu prêmio. Vão à igreja, servem ao Senhor somente pela recompensa, somente pelas promessas. A morte sacrificial de Jesus para nos livrar do pecado e da morte não tem valor algum. Querem suas "bençãos", aqui e agora.

As pessoas vivem de qualquer forma, de acordo com seus desejos e vontade, desagradando a Deus, dando ouvido a tudo que é besteira que se tem pregado por aí e acham que só pelo fato de frequentarem um igreja ou darem 10% de seu salário, Deus tem alguma obrigação em abençoa-los. Tem alguns que chegam ao cúmulo de "determinar" o agir de Deus. O empresário e apresentador tem sim, a obrigação de premiar seus clientes, está em contrato. As pessoas pagam para isso. Para ele não importa se o cidadão é um adúltero, um fornicador, um homicida. Ele quer que eles paguem. Ele ganha com isso, ficou rico assim. E Deus?

Deus depende de seu dinheiro? Deus depende de você? De forma alguma. O que Ele quer é seu coração, seu compromisso, sua santidade e principalmente, a salvação de sua alma. Deus não está preocupado se você é rico ou pobre, pois Ele já proveu um meio de você ter uma vida eterna, livre do pecado, livre da morte, da maldição, do sofrimento. Não aqui, mas na eternidade, com Ele. Deus quer e pode nos abençoar, mas isso por Sua graça e misericórdia, não porque merecemos ou "decretamos", ou fazemos isso ou aquilo. É Ele quem decide. Deus é Deus!

Eu aguardo sim a aberturas da Porta da Esperança, mas aquela porta aberta por Jesus, que um dia todo crente salvo passará para chegar ao céu, para uma eternidade com Deus.

Que Deus, em Cristo, no abençoe e nos guarde para o grande dia,

Danilo Miguel
semforma.blogspot.com

2 comentários:

  1. Prezamado Danilo Miguel,

    A Paz do Senhor!

    Prepare a armadura! As pedras virão, e quem sabe você construirá um castelo?

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, o texto é mais atual do que eu gostaria que fosse!

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails