14 abril 2009

Os evangelhos perdidos

Assisti um documentário, pela TV, com o mesmo título deste post (ou este post tem o mesmo título do documentário?) falando acerca dos supostos evangelhos que não foram incluidos na Bíblia. O documentário é interessante, contém bastante informação arqueológica e científica, de uma forma geral. O assunto é muito bem discorrido e o questionamento que se segue é o seguinte: porque tais evangelhos não fazem parte da Bíblia?

Infelizmente não tive tempo de fazer anotações para disponibilizá-las aqui, mas gostaria de falar de alguns fato que me lembro. Estes supostos evangelhos foram escritos durante o primeiro período da igreja e, acredita-se, foram deixados de lado por ordem de Constantino durante o Concílio de Niceia (por volta de 325 d.C.) principalmente porque alguns deles, de origem gnóstica, afirmavam a não necessidade de uma igreja (instituição) para se chegar a Deus, ou seja, seu contato é direito. Então, temendo Constantino e toda cúpula da igreja o esvaziamento dos templos, ordenou-se que tais evangelhos fossem banidos, motivo de que muitos dos livros terem sido achados enterrados e escondidos.

Há, na listagem, dentre outros os evangelhos de Pedro, Maria Madalena e até mesmo de Judas Iscariotes (!). O mesmo documentário apresenta refutações científicas para tais evangelhos como por exemplo o evangelho de Judas Iscariotes que, de acordo com estudos feitos com Carbono 14, foi escrito aproximadamente no ano 300 d.C.. Ora, se sabemos que Judas suicidou logo após a crucificação de Jesus podemos afirmar com certeza de que não é ele o autor. Mas a matéria diz que era comum naqueles tempos pessoas escreverem algo e usarem o nome de outras para dar algum crédito a seus escritos (alguma semelhança com os dias de hoje?). Diante do evangelho de Maria Madalena (não a prostituta), afirma os historiadores que certamente foi ela uma líder da igreja primitiva. Entretanto há algumas inconsistências em seus escritos. Um deles, por exemplo é o fato de Jesus ter sido amigo íntimo dela a ponto de lhe ter revelado segredos, o que gerou discussão entre os apóstolos: "Porque escolheu Ele a ela e não nós para contar tais segredos?".

Algo que muito me intriga, seja com documentário, seja sem ele, é o fato de que o homem tenta, em todo o tempo adicionar "algo mais" na Palavra de Deus. A Bíblia, como a conhecemos hoje é mais do que suficiente para nos levar ao conhecimento de Deus, nos instruir, nos alertar quanto a eventos futuros e o principal: nos conduzir à salvação em Cristo! Pra que o homem quer mais? Se nem o que temos já não dão conta. Inventar moda pra quê?

Se tão somente olhassemos para as Escrituras e buscassemos nelas instruções para nosso viver diário, não precisaria de mais nada. Se os crentes lessem, de fato, a Bíblia não haveria tanta heresia em nosso meio, não existiriam tantos falsos profetas, tanta aberração e tanta porcaria que se faz em nome de Deus. Os crentes hoje estão iguais aos supostos evangelhos do documentário: PERDIDOS!

Deixo as palavras de Lutero e faça delas as minhas:
"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."

2 comentários:

  1. Muito boa postagem irmao Danilo. Outro dia desses conversava com meu esposo a respeito de o quanto as pessoas do mundo tem a imagem de que crente e ignorante. A culpa nao e das pessoas do mundo, mas dos crentes que transmitem mesmo essa imagem. Os filhos de Deus sendo considerados burros e ignorantes porque no geral sao mesmo. Nao buscam a Palavra de Deus mas tem na ponta da lingua(e que lingua!) a cartilha completa de ritos e costumes religiosos mas nenhum conhecimento a cerca de Deus e sua Palavra. Sao preguiçosos mesmo e infelizmente parecem nao querer sair de tal condiçao. Que pena!

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Luclécia! Muitos crentes sabem de cor e salteado a doutrina, regimento interno, estatutos e tudo mais de suas igrejas, ma de Bíblia que é bom, sabem nada.

    Vamos crescer em Jesus!

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails