15 abril 2009

"Fé sob medida": Em SP, surge uma igreja a cada dois dias

"Pode vir dona Maria. Traga a bacia e leva a mercadoria". Me lembro muito bem desta - e outras - frase que era propagada pelos megafones afixados "gambiarristicamente" no alto das velhas kombis que passavam pelo bairro onde morava, quando menino, vendendo tudo que era tipo de mercadoria. Tinha de roupas e enxovais a panelas e peças para fogão. Gêneros alimentícios era o que mais aparecia: frutas, verduras, legumes, aves, peixes, suínos. Literalmente de tudo. Era só fazer como o moço do carro dizia: trazer a bacia e levar a mercadoria (pagando, claro!).

Entretanto tudo tem seu preço. A família inteira de um amigo meu, com excessão do filho mais velho, foi ceifada depois de comer um peixe comprado numa destas kombis. Estava estragado. Mercadoria condicionada de qualquer forma, sem preparo adequado, dá nisso. Infelizmente. Mas o povo deixou de comprar por causa disso? Jamais! Lá estão eles, ainda, comprando de tudo. O povo gosta, o povo quer assim. Prefere ser enganado, comer coisa estragada, mas ter a comodidade de ter na porta de sua casa aquilo que precisa, que quer.

Na igreja não tem sido nada diferente. Há comida de todo tipo, basta também trazer a bacia e levar a mercadoria. E, claro, não pode ser diferente: tem que pagar. Assim como aqueles vendedores dependem do sucesso de suas vendas para sobreviver, os entregadores de "comida" da igreja também precisam viver. A única diferença é que os primeiros ganham seu dinheiro com o suor do seu rosto, batalhando, lutando, ralando. Os outros o fazem por enganar o povo.

Também assim como aconteceu com a família de meu amigo, tem acontecido na igreja. Muita comida estragada tem matado muita gente. E o povo vendo isso, ignora, faz de conta que não viu nada e continua a se intoxicar. E o cardápio neste caso é também bastante variado: tem comida pra quem está sofrendo, com baixa estima, em dívidas, em depressão, com problemas familiares, sentimentais, tem de tudo. Só não tem chá da Raiz de Davi! Ow! Peraí, eu acho que estou delirando... A Mensagem da Cruz não entra nesses lugares, é incômoda e insuficiente. Não dá dinheiro, não gera riqueza, não dá carro importado, mansão, etc...

Por falar em cardápio, vamos dar uma espiada (parece coisa de TV, querendo ver a vida alheia) no que temos mais. Vamos pelos nomes: Bola de Neve, Igreja Pentecostal do Deus Vivo e do poder de Jesus de Nazaré, Igreja Pentecostal Coluna de Fogo, Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse, Igreja Pentecostal do Pastor Sassá, do Barranco Sagrado e outras, muitas outras. Tá vendo, não é por falta de opção que você vai ficar sua benção.

E pensar que o Evangelho é tão simples...

Veja no vídeo abaixo uma matéria veículada no SBT que aponta um estudo que diz que em SP abre-se uma igreja a cada dois dias. Não se preocupe mais, você não vai morrer de fome! Pode até morrer intoxicado, mas de fome jamais!!!



Da próxima vez, leva sua bacia para o lugar certo.

6 comentários:

  1. Danilo.

    A forma irônica e até bem-humorada pelo qual você aborda um tema sério, nesse artigo, me fez os comentários impactantes do Arnaldo Jabour que costuma lançar duras críticas empacotadas numa certa comicidade. Não se trata, obviamente, de brincar com coisa séria, mas, às vezes, o impacto da mensagem é maior quando transmitida dessa forma.

    Parabéns

    Cristiano Santana
    http://cristisantana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E exatamente sobre isso que trato na minha postagem uma verdade incoveniente em meu blog. O negocio e serio!!!
    Ja ouviu falar da igreja do cuspe de Cristo? Pois e irmao Danilo, ate dessa eu ja ouvi falar, coisa mais absurda.

    ResponderExcluir
  3. CristianoQuem me dera, um dia, chegar próximo da eloquencia de Arnaldo Jabor! Quem me dera... Mas quer saber? Prefiro ficar na simplicidade das palavras, as vezes até tropeçando no portugues, mas sempre levando adiante a Palavra de Cristo, a Mensagem da Cruz, que conduz o pecador à salvação. Prefiro contar com a intrepidez do Espírito, pois esta se aperfeiçoa na minha fraqueza.

    LucléciaEssa do cuspe de Cristo é demais... Fala sério, onde vamos parar?

    ResponderExcluir
  4. Danilo. Vou refazer o espaço de blogs que indico. Assim que o fizer, vou incluir o seu

    Abraços

    Cristiano

    ResponderExcluir
  5. Parabens Danilo,

    Adorei a bacia! Eis ai uma ilustração feliz e inspirada!

    Se me permite, vou postar qq dia destes no meu blog.

    Abraços

    Danilo

    ResponderExcluir
  6. Danilo: obrigado por sua visita e graças a Deus por seu comentário.
    Quanto ao publicar o texto em seu blog, fique a vontade, não só com relação a este, mas todo o conteúdo. Só não esquece de citar a fonte ;)

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails