29 setembro 2009

Carta aberta aos editores que SE DIZEM apologéticos!


Em completa e absoluta concordância com este texto do pr. Newton Carpintero, homem que tenho sondado seu caráter e integridade dia após dia nas longas conversas que temos tido em torno do Encontro de Editores Apologéticos e outros assuntos, sempre focados no Reino de Deus e na Verdade da Sua Palavra e que, só posso afirmar que vejo neste uma pessoa extremamente preocupada com a vida daqueles que estão perdidos e os que estão se perdendo, publico novamente o texto abaixo, postado originalmente aqui no Sem forma! no dia 14 de julho de 2009.

Certo que de serei entendido não como um crítico sem fundamento, mas como alguém que zela pela integridade daqueles com quem tem tido contato através da blogosfera e outros tantos, amigos ou anônimos, que estão se iludindo com a "fama repentina" proporcionada pelo blog que possui ou outras obras praticadas. Antes de enviar seus comentários, seja qual for o teor do mesmo, por favor, leia completamente o texto, analise sua situação, pense, reflita! E, se mesmo assim se achar no direito de tecer sua crítica, faça, mas IDENTIFIQUE-SE para que seja aprovado seu comentário.

Com amor,

Danilo Miguel
semforma.blogspot.com

Carta aberta ao editores apologéticos - um desabafo!

Cada dia que se passa eu sinto mais nojo por aquilo que estão chamando de religião. É uma revolta muito grande com tudo o que se tem feito em nome de Deus. Quando imaginamos que já chegou-se ao fundo do poço, surge um novo modismo, um novo falso profeta, uma nova igreja, uma nova “visão”, uma nova “unção” e por aí afora. O povo, ignorante, se enreda cada vez mais e mais atrás desses movimentos. Basta surgir um “profeta” mais forte ou um curandeiro mais famoso que todos estão lá seguindo-o, venerando-o e até mesmo o adorando. Onde vamos parar desse jeito?

Já há muito venho ouvindo o jargão (sim, já virou um jargão!): “Tudo isso já estava predito, está lá na Bíblia”. Sim, isso é fato mas e daí? Vamos cruzar os braços e ver o diabo levando cada vez mais vidas para o abismo eterno? Vamos ficar calados e deixar esses mercenários malditos enganar o povo e afastá-los cada vez mais de Deus? Vamos deixar a situação como está, só porque já estava predita? Se for assim vamos deixar também de trabalhar, de estudar, de cuidar de nossas famílias, de viver afinal Jesus vai voltar e nos levar para a Eternidade. Pra que se preocupar com as coisas deste mundo?

Quando comecei a escrever meus textos apologéticos há um bom tempo atrás – este blog é relativamente novo, venho escrevendo há mais de 3 anos, em diversos outros blogs – existia uma meia dúzia de blogs e sites que se prestavam a este ministério. Hoje é enorme o número de blogs que se dizem apologéticos, uns até começaram fazendo um trabalho sério, mas hoje não passam de vitrines de ideias infundadas, com mensagens sem profundidade alguma, apontando erros e mais erros dos outros mas se esquecendo de apontar o Alvo. Editores que foram tomados pelo “estrelismo” e assim deixaram de ter compromisso com a Verdade e escrevem para gerar tráfico, ter visitas, ficar famoso! Se até nesse meio a coisa tá assim, imagina por aí!!!

Não é difícil encontrar deturpações do Evangelho, ou melhor, não está fácil encontrar um lugar onde se prega O Evangelho. Neste mundão sem fronteira chamado internet mesmo a gente vê cada coisa de arrepiar. Isso provoca revolta, ira até, por causa do zelo que o Senhor tem colocado em meu coração para com Sua Obra. Sei que não sou um Lutero da vida, nunca almejei o ser, mas procuro, através de minhas letras, externar um pouco daquilo que sinto, daquilo que vejo e da dor que sinto ao ver a Obra caminhando por estas bandas. Estive um tempo sem postar aqui – quem me acompanha sabe os motivos – e neste pouco tempo algumas coisas mudaram. Como disse anteriormente, blogs que antes eram sérios, compromisssados, hoje não passam de um amontoado de palavras sem sentido, sem propósito, ou melhor, com o propósito de promover o editor (ou editores) e, até mesmo, com piadinhas infames. Perderam o foco!

A questão não é acusar, denunciar ou até mesmo debochar. O que está por trás de tudo o que temos visto e vivido vai além: trata-se da salvação eterna (ou morte eterna) de cada indivíduo, de cada alma pela qual o Senhor Jesus pagou tão alto preço. O mundo tem caminhado a passos largos para o inferno, e muitas vezes nos esquecemos disso. Muitas vezes o deboche toma o lugar da dor pelos perdidos. Satanás não tem perdido tempo, ao contrário, tem mais do que nunca investido todo seu poder, toda sua estrutura no intuito de afastar o homem de Deus. E tem conseguido! Sim, tem conseguido porque homens e mulheres que deveriam estar fazendo seu papel estão perdendo tempo com coisas que não deveriam. A igreja (note: igreja e não Igreja) tem sido mutilada como nunca. Os valores do mundo nunca estiveram tão presentes em nosso meio, o diado nunca usou tanto o púlpito (que deveria ser cristão) para pregar suas falácias, seus enganos. E nós, o que temos feito?

Não dá mais tempo para ficar brincando, de ficar competindo para saber quem escreve mais e melhor, quem tem mais visita, quem tem o blog/site mais bonito, quem prega melhor, quem é isso ou aquilo. E eu me refiro não só ao escopo do mundo virtual, mas em todos os âmbitos de nossa vida. Até quando vamos ficar perdendo tempo? Devemos sim, como atalaias de Cristo anunciar, ou melhor, denunciar os erros e enganos mas jamais devemos perder o foco, fugir à missão: pregar o Evangelho! Ter zelo pela Palavra de Deus não basta, Ela precisa ser pregada. Se há erros, devem ser denunciados. Mas se eles existem é porque falta instrução, porque o povo está sedento de algo que nós podemos oferecer, mas temos falhado nisso. E não adianta alguém querer ficar ofendido com o que escrevo, pois esta é a relidade dura e crua. Estamos falhando na missão que Jesus nos deixou. Enquanto isso os falsos profetas, que surgim aos tantos todos os dias, têm triunfado e conseguido êxito em suas empreitadas, tanto humana quanto espiriritual.

Mamon nunca foi tão cultuado como tem sido nestes últimos dias. Verdadeiros altares têm-se levantado para ele, templos suntuosos são construídos, a mídia tem estado ao seu lado e a igreja, claro, tem dado ao deus do dinheiro mais valor que ao Deus Eterno. Idolatria? Sim, evidente. Mas muito mais que isso, muito mais que arrancar dinheiro dos incautos, está a questão da salvação em Cristo. O sangue inocente derramado na cruz para remissão dos nossos pecados está sendo debochado, desmerecido, esquecido… Tudo o que o Senhor sofreu para nos garantir a salvação não é nada, não tem valor algum. Sua morte e ressureição servem somente para demonstrações teatrais para atrair mais e mais clientes – não fieis. O dízimo é o deus, as ofertas os atores principais. Sua alma? Essa que vá para o inferno!

Pode parecer um tanto exagerado de minha parte, mas quem pode dizer que estou errado? Não sou o dono da verdade, nem nunca serei mas tenho zelo pela Verdade e pelo Senhor. Não sou melhor que ninguém mas como costumo dizer: apenas um servo. Mas isso não me dá o direito (ou dever) de ficar calado, de braços cruzados, estático a tudo o que tem acontecido ao meu redor. Se estes pilantras malditos querem os prazeres deste mundo, que fiquem com ele. Se preferem a glória do diabo à Glória de Deus, que fiquem com ela. Mas que o façam sozinhos, não levando uma multidão sem-número de leigos e incautos com eles. Vamos cruzar os braços e continuar a entoar o mantra: “Isso tudo já estava previsto”? ou vamos arregaçar as mangas e batalhar pelo genuíno Evangelho de Jesus Cristo e a salvação das almas, pelas quais o Senhor deu a própria vida? Ou você é egoísta ao ponto de ter sua salvação garantida (será?) e não se preocupar com mais ninguém?

Voltemos ao Evangelho, voltemos para Deus. Vamos deixar os prazeres deste mundo para aqueles que, mesmo conhecendo as riquezas de Deus – e eu falo tem termos espirituais – preferem a dor das trevas. Focar novamente no Senhor e levar para Ele estes que hoje são enganados. Mas não devemos nunca esquecer que muito mais do que o que vemos e ouvimos, tem algo por trás. Sim, há um mundo espiritual que deve ser lembrado e combatido. Nunca com força humana ou conehcimentos deste mundo, mas sempre com oração, muita oração e renúncia. Mais do que fulano que prega isso ou ciclano que faz aquilo, devemos ter em mente que quem está por trás dele não é sua vontade ou o Senhor (ou Deus iria contra seus próprios princípios?), mas sim os poderes das trevas, o domínio de Satanás e seus demônios. Não adianta somente ficarmos combatendo as ações do mundo, afinal nossa luta não é contra a carne nem o sangue, sabemos disso. Ou pelo menos deveríamos saber.

Antes de escrever, de denúnciar ou até mesmo – e principalmente – evangelizar, temos que orar. Buscar ao Senhor, depender d’Ele, fazer Sua vontade, ouvir Sua voz. Não é misticísmo, não é conto de fadas, não é superstição. Se somos cristão e temos a Jesus como nosso Senhor e Salvador precisamos ter comunhão com Deus. Fora disso, tudo o que fazemos é em vão. Vamos parar de acariciar nossos egos e enfrentar a realidade. Coloque sua vida à disposição do Senhor e ame os perdidos, valorize aqueles por quem o Senhor deu sua vida. Voltemos ao Evangelho!

Com amor,

Danilo Miguel

15 comentários:

  1. corretíssimo! realista! indignado!

    são dores de parto!

    nesse momento melhor é o choro!

    ResponderExcluir
  2. Matou a pau! acabava de discutir exatamente este assunto com amigos via internet quando me deparei com esta pérola. Tudo a ver, parabéns. A cada dia vou aprendendo que apologia nao é só descer a madeira nos erros, é também como apropriadamente dito, mostrar o caminho certo.
    Abração.
    Georges

    ResponderExcluir
  3. Prezamado Danilo Miguel,

    A paz do Senhor!

    Vale a pena! É importante demonstrar sempre, que não sentimos de maneira nenhuma, a necessidade em agredir a qualquer que seja, e muito menos insinuarmos que disputamos alguma olimpíada blogótica(esta palavra não existe).

    Fantástico esta sua demonstração de carinho com os nossos irmãos que participam da blogsfera com interesse exclusivo no benefício que poderá conduzir um bom trabalho com base na Palavra de Deus e com o objetivo de edificar e libertar a muitos que se subordinaram às heresias.

    Grato por suas palavras de incentivo. Creia amado, que em nome de Jesus CRisto, estaremos realizando este encontro para que a soma de mentes em Cristo, possa colaborar com as nossas igrejas e nos alegramos com o resultado que será plantado por muitos que alí estarão.

    Vigiar e orar!

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero

    ResponderExcluir
  4. MEU IRMÃO CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, EU SOU APENAS UM LEITOR , E RECENTEMENTE DESCOBRI QUE EXISTIA TANTOS BLOGS APOLOGÉTICOS, AO MESMO TEMPO QUE ELES ME ABRIRAM OS OLHOS PARA MUITAS COISAS , CONSEGUIRAM ME DEIXAR MAIS CONFUSO E REVOLTADO AINDA COM A RELIGIÃO, CADA DIA QUE PASSA DESCUBRO QUE ALÉM DE MANIPULADO E IGNORANTE , EU NEM SEI PRA QUE LADO VOU...RSSS

    ResponderExcluir
  5. Prezado irmão Danilo,
    sua indignação faz coro com alguns milhares de evangélicos que não querem se conformar e calar diante desta balbúrdia existente. Relativizam a Palavra e a acomodam a conceitos mundanos. Daí perderem de vista a glória do Evangelho. O estrelismo fala mais alto que a glória de Deus ou a salvação de uma alma. Tempos muito difíceis estamos vivendo. Gera angústia em nós ver o descaso com que o Reino de Deus é tratado. Virou uma grande barganha. Mas uma coisa sei, o Senhor vai começar seu juízo por sua casa e ai veremos esse castelo de cartas cair ruidosamente.
    Parabenizo-lhe pela coragem, clareza e ousadia. Creio que pessoas como você são uma espécie em extinção. Não se incomode com as palavras impróprias que lhe dirigirão. Não se abata com os desdéns de alguns. Em Hebreus lemos: "Olhando para Jesus autor e consumador da fé". Paulo nos encoraja em I. Cor. 15:58 "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor".
    Seu trabalho no Senhor não é vão.
    Estou repassando seu endereço para minha de lista de emails, ok?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Danilo Miguel,
    Muito obrigada por este excelente texto, veio em boa hora. Concordo plenamente com suas palavras.

    Estamos iniciando um blog cristão cujos objetivos primordiais são EVANGELIZAÇÃO e EDIFICAÇÃO, e também é (por q não?) apologético (no q se refere a prática da EXPLANAÇÃO e DEFESA sistematizada da fé cristã).

    Confesso q às vezes o sucesso nos fascina e nos cega p/ q percamos o foco, o verdadeiro propósito de estarmos na blogosfera: pregar O Evangelho. Às vezes também me sinto atrída a ler aquele blog q tem os artigos mais engraçados, mais sensacionalistas e acabo perdendo o conteúdo espiritual e bíblico de outros blogs q não são tão famosos ou bonitos.

    Esse texto me fez “cair na real”, antes q eu acabasse me tornando mais uma entre tantos leitores engodados pela aparência, mais uma entre tantos editores tomados pelo “estrelismo”. Você me abriu os olhos... Obrigada!!!

    Vou continuar a escrever e divulgar o blog normalmente, mas sempre prezando a qualidade ao invés da quantidade (seja de visitas, de comentários, de elogios, de seguidores, de postagens...) e ao invés da estética (melhor layout, erudição, mais gadgets...), ainda q eu não seja ninguém perto de tantos currículos recheados de diplomas de Teologia, mesmo q o meu blog seja “SEM FORMA” perto de muitos blogosfera afora.

    Em Cristo,
    Débora Silva Costa
    http://ferazao-bang.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Irmã Débora,
    graça e paz!

    Comentários como o seu faz valer todo o tempo investido neste blog (ou em outros, que já tive)! Louvo a Deus por saber que tenho sido usado por Ele como instrumento para alertar, instruir, corrigir, apontar o Caminho!

    Mas também, comentários como o seu me fazem aumentar o peso da responsabilidade. Não tendo compromisso em agradar meus leitores, escrevendo aquilo que eles querem ler e não aquilo que a Verdade quer dizer, mas sim a Deus, cada manifestação como a sua fazem válido este ministério.

    Que Deus continue a te abençoar, sempre, e a usar sua vida para alcançar os perdidos.

    Em Cristo, Senhor nosso,
    Danilo Miguel

    ResponderExcluir
  8. Danilo esse texto me deu uma luz ,eu estava tão decepcionada com certos blogs que eu mesma havia endeusado achando eles todos certos ,até que aquele texto polemico sobre um certo Pastor me abriu os olhos ,me fizeram vêr que tudo não ia bem ,através desse blog polemico entrei em outros que até apologia a bebida alcoolica faziam
    Bom para mim não me serve mais.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  9. Nobre irmão Danilo

    Não posso deixar de externar a minha admiração pelo seu excelente trabalho desenvolvido neste blog, bem como pelo seu caráter cristão autêntico, qualidade esta atualmente escassa na blogosfera dita cristã.

    Como você sabe, publiquei a sua carta em meu blog e tomei a liberdade de propor que todos os outros blogueiros sérios que tomassem conhecimento dela repetissem o gesto, subscrevendo-a. Até o momento, tenho conhecimento de dois outros dois ótimos blogs que aderiram ao manifesto: o Ministros Labaredas de Fogo (http://ministroslabaredasdefogo.blogspot.com/2009/09/carta-aberta-aos-editores-apologeticos.html) e o considerações Acerca da Vida (http://consideracoesacercadavida.blogspot.com/2009/09/carta-aberta-aos-editores-apologeticos.html).

    Que Deus, nosso Pai, sempre lhe abençoe, e o fortaleça em Cristo, nossa Rocha.

    ResponderExcluir
  10. Curiosamente postei algo do mesmo teor há uns 15 dias atrás sem ter lido este texto.

    Há um só Corpo e um só Espírito.

    D'us seja louvado!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Danilo, ótimo texto!

    Vamos perseverar na obra de divulgação do Evangelho, o verdadeiro.
    Deus te abençõe!

    No amor de Cristo,

    Leandro Teixeira
    http://liberdadeepensar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Graça e Paz irmão Danilo!!!!

    Está ficando cada vez mais difícil, eu tenho orado ao Senhor clamando por Sua misericórdia,

    Tenho lamentado muito toda esta situação, uma verdadeira guerra sem motivos, sim , eu afirmo,sem motivos, pelo menos nobres...

    Nossa guerra é contra o reino das trevas, não contra nós mesmos,

    Em meio aos bombardeios, estão irmãos que admiro e amo,e que nada pode mudar tal condição,sei separar a pessoas de suas atitudes...

    Todos estão errados, e todos estão certos,

    Errados por lutarem com as armas do diabo, e certos cada um para si no que pensa, e acredita,

    Mas só Deus tem a verdade absoluta, Ele está vendo tudo, e graças eu dou, pois Ele, o Senhor vÊ o que nenhum de nós pode ver!

    Acreditando eu, que existem coisas mal esclarecidas, mal compreendidas, sei que a paz virá, pois aonde está o Esírito Santo de Deus, não existe confusão.

    O Senhor Deus já nos disse, que em momento oportuno, saberemos que realmente serve a Ele, e quem não serve,

    Temos que vigiar, orar.....

    E temos que praticar o amor, a misericórdia e o perdão,

    A vaidade é algo que nos derruba, e todos somos vaidosos, uns mais e outros menos,

    Infelismente, a verdade é esta!

    Querido, Deus te abençoe, e que Ele tenha misericórdia de nós todos!!!!!!


    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante e relevante seu desabafo. Há algum tempo tenho ficado triste em perceber essa situação também, e isso, de certa forma, foi bom para que eu não desvie o foco do alvo.

    Gosto de blogs que não postam muito frequentemente, dando tempo para que se debata e reflita sobre a mensagem, blog de gente para gente. Blog metralhadora perde a identidade, e, muitas vezes, descamba para a futilidade ou o "comércio".

    Gostei do seu blog. Grande abraço!
    Visite o meu:

    www.nao-obrigado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tinha conhecimento desse texto. Em alguns blogs "apologéticos" que fazem tudo com "bom humor" o nome "mamon" é mais citado que o de Jesus Cristo, sabe? Daí vc pode perceber que de fato eles mais fazem propaganda do diabo que de Deus, tanto criticam, tanto debocham, sempre no espírito de escárnio que faz parte de sua "missão".

    Um abraço,

    Maya

    ResponderExcluir
  15. Eu vejo que vocês estão se preocupando em viver somente refutando esses chamados "evangélicos hereges" em vez de usarem o Blog para a pregação do evangelho verdadeiro - puro e simples.
    Vou dar um exemplo: Não estou defendendo o Silas Malafaia, de forma alguma, eu até já fui seu colaborador, mas ele, é o único que bate de frente na TV contra o movimento gay,a Globo com seu império do mal e suas novelas porno-chanchadas (não sei se é assim que se escreve). Alguns de vocês conhecem a PLC 122/2006 que está tramitando no Senado? O governo Lula (PT) que está aos poucos socializando o país? (Leia-se Julio Severo), mas...
    Vocês ficam perdendo tempo com uma meia dúzia de gente, enquanto muitos estão sendo destinados ao inferno. Gente! Vamos colocar a mão no arado e não olhar para trás ou lados. Está parecendo que ninguém estuda a Bíblia!

    Tem uma estória que é assim: "Certa vez, um homem estudou muito as cédulas falsas. Ele passava dias e mais dias averiguando tudo e comparando a verdadeira da falsa. Então, certo dia, encontrou um funcionário do Banco Central do Brasil e lhe perguntou: Você não tem medo de pegar cédulas falsas? Então o homem lhe falou: Olha amigo, eu não me preocupo em ser enganado, porque lá no BC eu só convivo com as notas verdadeiras!"
    Entenderam? (Pergunta retórica).

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails