09 setembro 2009

Os enganos da teologia da prosperidade

Vamos deixar uma coisa bem claro: NÃO gosto do Caio Fábio e NÃO concordo com quase tudo que ele faz ou fala. Mas ele num raro momento de lucidez resolveu botar a boca no trombone e denunciar abertamente, dando nomes aos bois, a teologia da prosperidade. São 3 vídeos (abaixo, vale a pena assitir todos eles) em que ele apresenta algumas verdades quanto a essa maldição que invadiu a igreja brasileira. Para alguns, nada de novo, mas para outros, menos informados, vale o conhecimento.

Só para constar: não são esses vídeos que farão de mim um fã de Caio Fábio!







Eu ví aqui: Caminhando na Graça

5 comentários:

  1. Vendo tanta imoralidade, hipocrisia, heresias, entre outras sujeiras mais, sinto-me enojada.
    O pior é que mesmo falando essas verdades, algumas pessoas parecem não enxergar (ou talvez prefiram não ver) e até defendem esses líderes a serviço de Satanás.
    Triste, muito triste.
    Shalom!!!

    ResponderExcluir
  2. To pansando.. gostei do blog to reativando o meu, um antigo projeto, passe por lá... abraços...
    http://papodecrente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A FALÁCIA DA PROSPERIDADE
    QUANDO A BÍBLIA FALA

    “Porque o filho do homem veio BUSCAR e SALVAR o que se havia perdido”
    Lucas 19:10

    Existem alguns aspectos da vida e do ministério de Jesus que parecem não interessar aos defensores da “TEOLOGIA DA PROSPERIDADE”, pois estes depõem literalmente contra tais práticas e crenças. Ao ler a narrativa do encontro de Jesus com Zaqueu fica evidente que há contradições nos argumentos de quem prega este conceito como sendo algo Bíblico. Zaqueu era um homem “RICO” de berço, mesmo não conhecendo e não temendo a Deus e assim como ele existem milhões pelo mundo que ostentam suas posses sem qualquer vínculo religioso seja lá com que igreja for. Portanto, aqui já há algo que depõe contra os TEÓLOGOS DA PROSPERIDADE.

    Zaqueu, ao perceber do alto daquela figueira, que Jesus havia notado a sua presença e sendo chamado, desceu foi até a sua casa e lá tomou uma decisão no mínimo inusitada, decisão que bate de frente com os que pregam a posse de bens materiais como graça divina, ele disse: “Senhor, eis que dou aos pobres metade dos meus bens; e, se alguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quadruplicadamente” - Lucas 19:8. A atitude de Zaqueu é de causar constrangimento a quem vive na ilusão da prosperidade uma vez que ele abriu mão de bens para seguir a Cristo. Ora, se o Evangelho é sinal de PROSPERIDADE neste caso as coisas não batem, até porque Jesus arremata dizendo: “Porque o filho do homem veio BUSCAR e SALVAR o que se havia perdido” - Lucas 19:10. Este texto derruba qualquer argumento dos TEÓLOGOS DA PROSPERIDADE, pois ele deixa claro que Jesus veio para tratar dos problemas da “ALMA” e não do “BOLSO” do cidadão, buscando e salvando sem prometer riquezas materiais como recompensa. O fato curioso é que estes textos não são lembrados nos sermões dos donos das EMPREJAS, muito menos o de Jesus tratando com o Mancebo de Qualidade quando diz: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo que tens, e dá aos pobres; E terás um tesouro nos Céus; E vem, e segue-me” - Mateus 19: 21. Para seguir a Cristo ele precisava se livrar de seus bens o que é algo no mínimo estranho para os conceitos de PROSPERIDADE modernos. É inquietante notar que Jesus jamais falou sobre prosperidade material, até porque Ele multiplicava PÃES e PEIXES, mas jamais multiplicou BENS MATERIAIS! Para aquele cidadão que a Bíblia afirma ter qualidades, o dinheiro e as suas riquezas falaram mais alto e ele foi embora triste, porque possuía muitos bens.

    A Bíblia é imperativa ao afirmar que Jesus é “O CAMINHO”, “A VERDADE” e “A VIDA”, ele não é um Banco, um Agente Financeiro ou uma Bolsa de Valores, muito menos uma Casa da Moeda. Ao recomendar que devemos buscar PRIMEIRO o Reino de Deus e a sua Justiça ela não abre brechas para a exploração de mecanismos que permitam negociar com a fé na troca pela prosperidade material. A Bíblia trata das riquezas CELESTIAIS e não das MATERIAIS; Trata também dos problemas pertinentes à alma e não aos do bolso; Ela afirma que Jesus veio romper com o modelo capitalista da época onde a riqueza era sinal de poder e de exploração do homem pelo homem.


    Continua...

    ResponderExcluir
  4. Continuação...

    Veja o que diz Paulo: “MANDA AOS RICOS DESTE MUNDO QUE NÃO SEJAM ALTIVOS, NEM PONHA A ESPERANÇA NA INCERTEZA DAS RIQUEZAS, MAS EM DEUS, QUE ABUNDANTEMENTE NOS DÁ TODAS AS COISAS PARA DELAS GOZARMOS. QUE FAÇAM O BEM, ENRIQUEÇAM EM BOAS OBRAS, REPARTAM DE BOA MENTE, E SEJAM COMUNICÁVEIS. QUE ENTESOUREM PARA SI MESMOS UM BOM FUNDAMENTO PARA O FUTURO, PARA QUE POSSAM ALCANÇAR A VIDA ETERNA” - I Timóteo 6:17 a 19. Este é um tratado nas questões que envolvem a vida material que jamais pode ser desprezado por qualquer pessoa, mas que, no entanto foi literalmente retirado da Bíblia dos Agentes da Prosperidade das igrejas modernas para não lhes causar nenhum problema.

    Outro texto surrupiado das páginas da BÍBLIA DA PROSPERIDADE é: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, SEGUNDO A SUA VONTADE, ele nos dá” - I João 5:14. Não creio que alguém sábio precise de argumentos mais sólidos dos que acima estão citados para ver que há algo PODRE dentro destas igrejas de fachada que fizeram da promessa de PROSPERIDADE uma bandeira para as suas pretensões materiais.

    A V E R D A D E é que estas EMPREJAS atendem sim aos interesses primeiro de seus donos, depois aos anseios do bolso e dos olhos de seus seguidores. Em momento algum estas indústrias religiosas estão preocupadas com a essência do ser humano, a sua ALMA, antes querem sim, ampliar os seus IMPÉRIOS e os seus PALÁCIOS e para isto pouco importa se o povo está ou não sendo enganado e lesado. Céu? Prá que? Para os donos das EMPREJAS ele é aqui e por isto eles vivem com o objetivo de ampliarem as suas mansões com o que de melhor há no mercado da construção e da decoração. Fato é que Bispos, Apóstolos, Profetas e Pastores hastearam a bandeira da imoralidade religiosa onde o E N G A N O e a MÁ FÉ são marcas registradas e inseparáveis. Dá enjôo ver a Igreja Universal do Bispo Maiscedo, a Igreja Internacional da Graça do R.R. Soares, a Igreja Mundial do Poder do Valdemiro Santiago e outras centenas que seguem a mesma linha disputando a unhas e dentes a confiança do cidadão em seus métodos satânicos de pregar o que defendem como evangelho. Como cristão, sinto-me ENVERGONHADO com este escracho religioso patrocinado por estes camaradas sem que alguém tome providências para frear esta onda perversa que macula a imagem do verdadeiro Evangelho de JESUS CRISTO.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@otmail.com

    ResponderExcluir
  5. Somente este trecho do Antigo Testamento já basta para enterrar a Teologia da Prosperidade:
    "Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário." (Provérbios 30:8)

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails