19 abril 2009

Reteté x Bereanos

Olá meus amigos e leitores!
Diante do quadro atual que vivemos, passamos por uma hora crítica em que precisamos avaliar e julgar os ensinamentos contundentes dos pregadores da boa vida e parar e pensar numa teologia bíblica.

Cada vez mais tenho percebido que parte dos evangélicos estão vivendo um estranho tipo de evangelho. O sensacionalismo bem como o emocionalismo, fruto do chamado Reteté tem ditado em nome do Espírito Santo comportamentos absolutamente contrários aos ensinos bíblicos.
Em nome da experiência, doutrinas e práticas litúrgicas das mais RIDICULAS que têm se multiplicado em nossos arraiais - "Sapatinho de fogo, unção do cajado, do riso, do leão, da urina, galo que profetiza, kung-fu", entre tantas outras mais, me faz abordar esse assunto.

Talvez ao ler este texto você esteja dizendo: quem somos nós para julgar alguém? A Bíblia nos ensina que não podemos julgar ninguém. Ora, quando o Senhor Jesus advertiu contra o juízo temerário (Mt 7:1-6), Ele não estava declarando pecaminoso e proibido toda e qualquer forma de juízo. Dentro do contexto de Mateus nosso Senhor nos induz a discernir quem é cão e porco para que não se desperdice a graça de Deus. Julgar não é pecado! Afinal o próprio Deus exerce juízo. Ele mesmo nos ordena exercer o discernimento, que diga-se de passagem é o dom mais ignorado, e talvez o mais odiado hoje em dia.

Cristo julgou os escribas e fariseus pelo seu comportamento hipócrita e doutrinariamente distorcido (Mt 23:1-36). Se o julgar não é o papel de um homem de Deus, então creio que tanto os profetas do Antigo Testamento como os apóstolos devem ser despidos deste título! O que falar então dos crentes de Beréia? Ora, diz a Bíblia que eles não engoliam qualquer ensinamento, antes pelo contrário, verificavam se o ensino estava de acordo com a sã doutrina.

Como já escrevi inúmeras vezes, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de termos abandonado as Escrituras. Não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. É indispensável que entendamos que a autoridade da Escritura é superior à da Igreja, da tradição, bem como das experiências místicas adquiridas pelos crentes. Como discípulos de Jesus não nos é possível relativizarmos a Palavra Escrita de Deus, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.
Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

O que precisamos, de verdade, é retornar aos tempos dos "joelhos calejados", tempos em que gastavamos horas meditando na Palavra do Senhor individualmente, tempos em que choravamos diante do Pai por sermos pecadores e não merecedores de tanto amor, tempos em que havia união entre as igrejas de Cristo, tempos em que não havia falsidade dentro da da casa do Senhor, tempos em que pastores eram respeitados e não invejados por outros pastores.... Um dia retornaremos a essa condição.... MARANATA Ora vem Senhor Jesus!

SOLA SCRIPTURA - bradou Martinho Lútero

Autor: Pr. Elder Cunha
Fonte: O Semeador

6 comentários:

  1. Prezamado Danilo Miguel, Trombeta de Deus,

    A Paz do Senhor!

    Em parte do seu texto, podemos ler:

    "Como já escrevi inúmeras vezes,"

    Esta parte, para mim é a mais importante, pois, isto significa: Possuir Amor, Ser Cheio de Perseverança, Possuir Qualidade, Ser servo, Estar Preocupado, Ser Temente, Ser Dedicado e não querer desistir nunca, como um que clama no deserto.

    O estado da igreja na atualidade, em muitos lugares, é puro sinônimo de deserto. E, onde está os que clamam, ou que deveriam estar clamando? E, so sabem reclamar?

    Vivemos uma época de enganos, e que muitos, como você, se despertem, para a realidade e possibilitem aos muitos crentes, retornarem de seus maus caminhos com uma palavra basada exclusivamente na Bíblia.

    Você já escreveu inúmeras vezes, e eu não me canso de ler, continue escrevendo, alguns começarão a ler, e o inspirado por um coração justo, poderá ser instrumento de orientação, e quem sabe, pelo menos alguns poucos, encontrarão a salvação através da porta, e porta estreita, que somente poucos a querem.

    O Senhor te ajude a continuar escrevendo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimos post...

    Precisamos voltar ao amor de Jesus...

    ResponderExcluir
  3. Para falar a verdade, parece-me que os bereanos estão diminuindo de tamanho, permanecendo somente um ínfimo mas contundente remanescente.
    Infelizmente, o quadro pintado faz-me pensar que é a nossa geração àquela descrita por Paulo quando ele fala acerca da geração que participará da grande apostasia...

    ResponderExcluir
  4. Veja a matéria do site www.oraculodosenhor.com/1/fariseus.html

    um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Paz, ..., bem, rs, como já comentei umas quatro postagens suas, já me dou ao direito de exercer minha crítica sobre o Blog!

    Excelente! Gostei tanto que estou publicando seu banner, lá no singelo endereço infracitado

    http://opensador2.blogspot.com/

    Fica na Paz...
    Bom trabalho...
    Que Deus continue a lhe abençoar...

    ResponderExcluir
  6. marinetecf@bol.com.br
    A Paz do senhor!
    esse texto é exelente, nos dias de hoje realmente
    muitos tem se perdido, até dentro da igreja, com doutrinas anti biblicas...
    parabens que existe homem com a verdadeira diração do Espirito Santo.
    um abraçooooooo

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails