14 abril 2009

A Ética e a Salvação… de que lado você está?

Por Anderson Rodrigues Martins

Muito têm-se falado sobre ética nos dias em que vivemos, isso talvez se dê pelo fato de que nossa geração têm-se mostrado mais corrompida do que a de nossos pais, corrupção esta com a qual somos confrontados no dia-a-dia.

Na nossa sociedade brasileira, por exemplo, impera uma ética egoísta, onde cada um age de acordo com o seu interesse pessoal, promovendo aquilo que é bom ou vantajoso para si. Nesse sentido, os políticos precisam de equilíbrio para buscar o melhor para a sociedade. Os comentaristas esportivos, ex-jogadores ou ex-juízes, precisam de coerência ao criticar os erros que eles mesmos outrora cometeram e os comentaristas econômicos devem ser técnicos ao analisar o crescimento do país, independentemente de gostarem ou não do partido que está no governo.

Talvez, seja por esses e outros motivos que estão surgindo movimentos “pró-ética”. Aliás, num dia desses quando estava em meu veículo indo para o trabalho, ouvi uma propaganda do Instituto Etco (leia-se “ético”) que me chamou a atenção. Na verdade, o trecho que me chamou a atenção era: “… a ética é uma fronteira… de que lado você está?”.

E aquela frase fez-me associar na hora a ética à minha salvação! Pasme!

E não podia ser diferente pois, assim como a ética é comparada a uma fronteira, a salvação também pode ser comparada à uma fronteira em pelo menos dois aspectos:

1) A sua salvação é como uma fronteira mas, só que muito, muito, muuuuito estreita!
E se a fronteira é estreita, posso dizer que torna-se muito fácil também ultrapassar os limites! Certo? Ou por acaso você nunca se pegou ultrapassando alguns dos limites estabelecidos por Deus para você e depois lamentou-se por isso, hein?

Pois é, mas, por que isso acontece? Por que essa fronteira da salvação é tão fácil de ser traspassada?
Eu responderia que é para que ninguém se glorie e ache que uma vez salvo, salvo para sempre!

E o que diz se você está salvo ou não, é o lado da fronteira em que você se encontra. Se você sente que Jesus está indo aos mesmos lugares que você vai ou fazendo das mesmas coisas que você faz, ótimo! Você está à salvo!

Mas, você se você perceber que que Jesus jamais iria aonde você costuma ir ou jamais faria aquilo que você vem fazendo costumeiramente, ops! Sai logo dái! Mude logo de lado agora! Por que de certo Jesus está do outro lado da fronteira em que você está!

Sente que estás do lado errado da fronteira da salvação? É hora de levantar a cabeça, motivar-se, dar meia volta e retornar para o refúgio que se encontra dentro dos limiares da salvação pois, “como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação?” (Hebreus 2:3a).

Jovem, esteja atento! Fique esperto e em alerta! E nunca se esqueça que a sua salvação é um fronteira estreita e o que te faz estar dentro dos limites da fronteira da salvação é a sua obediência à vontade de Deus!

Enquanto que, a nossa desobediência à Deus e os nossos pecados nos colocam do lado de fora desta fronteira e distante de Deus, conforme nos diz a sua Palavra: “Vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:2).

2) A sua salvação é como uma fronteira: tem que ser vigiada!
Seria redundância de minha parte reafirmar que temos sempre que estarmos em vigilância mas, de fato é verdade!

Quer um exemplo prático?
Nenhum de nós deixa à deriva e abertas as divisas/fronteiras de nosso lar, antes, preocupamo-nos em manter os portões e portas sempre que possível fechados, pois, se não o fizermos, não é nosso vizinho que vai fazer! Certo?

Muito bem! Da mesma forma devemos nos portar para com nossa salvação.

Se eu não cuidar da minha própria salvação não é o meu irmão em Cristo que vai fazer isso por mim, por isso a Bíblia nos diz: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (2 Coríntios 5:10). Ora, senosso julgamento perante Cristo vai ser individual é porque a nossa salvação é individual!!!

Jesus mesmo nos alerta para sermos sermos vigilantes! Olha só o que Jesus nos diz: “Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; O que vos digo a vós, a todos o digo: Vigiai.” (Marcos 13:35,37).

Resumindo, a salvação, bem como a exemplo da ética, são “fronteiras” de nossa vida mas, como você pode cuidar bem de sua salvação e garantir que você está do lado certo da fronteira?
1) Conhecendo, ouvindo, amando e obedecendo a Palavra de Deus.
2) Contando à Jesus por meio da oração todas as suas dificuldades e pedindo-Lhe perdão e auxílio ao desobedecê-Lo (Não se envergonhe! Se tem alguém que te compreende pra valer e faz questão de te ouvir sem te criticar, é Jesus!).
3) Se guardar do caminho dos pecadores e daqueles que não querem nada com Deus (afinal de contas, o que tem a nos acrescentar aqueles que são amigos do mundo e inimigos de Deus? Pense nisso!)
4) Andando nos caminhos do Senhor e procurando agradar-Lhe em tudo!
5) Aumentando e fortalecendo o seu relacionamento com Deus.
6) Sendo uma pessoa ética (dando e tendo um bom testemunho perante a sociedade).
7) Esperando com confiança no Senhor!

Lembre-se, ética e salvação são como fronteiras e você (e somente você) sabe de que lado você está e de que lado você quer ficar… É uma decisão pessoal sua!

Ficar “em cima do muro” (ou em cima da fronteira) é impossível pois, como já vimos, ela é muito estreita e você inevitavelmente irá pender para um lado ou para o outro. Além disso, Jesus nos disse que “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.” (Mateus 6:24).

Por fim, gostaria de te dizer que existe um Deus que te ama (e que te ama muito mesmo) e que te aguarda de braços abertos do outro lado da fronteira, caso você esteja do lado errado!

Jovens, Deus lhes abençoe!

Graça e Paz lhe sejam multiplicadas!

Fonte: Ao Jovens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails