26 novembro 2009

Cego, magro e sarnento. Qual a sua situação?


Já ouviu falar do "seu" Lúcio? Se você acompanha o Sem forma! há um bom tempo, certamente que sim. Se não, vai conhecer agora.

Escrevi o texto abaixo em abril deste ano. Na ocasião trabalhava em uma loja, na parte administrativa (hoje estou trabalhando para abrir minha empresa - www.dsntech.com.br). Não sei da situação do "seu" Lúcio hoje, mas me questiono: qual a SUA situação?

Senhoras e senhores, com vocês "Síndrome do "seu" Lúcio".

Síndrome do "seu" Lúcio.


“Seu” Lúcio apareceu na porta da empresa, a alguns dias. Manco, quase cego, magro de dar dó, todo sarnento. Com pouco tempo ganhou o carinho do pessoal aqui e, claro, um nome (confesso que não sei de onde tiraram esse nome). Acho que não preciso falar que “seu” Lúcio é um cão, não sei de que raça, se é que ele tem uma, mas não deixa de ser um cão. No princípio eu até cheguei a ficar com receio de que ele pudesse afastar um pouco os clientes que com medo de serem atacados, não se aproximariam. Mas coitado, “seu” Lúcio estava tão debilitado que mal conseguia abrir a boca para latir…

O pessoal aqui começou a cuidar dele, ou melhor, deram água e restos de comida. Isso tem segurado o bichinho. Ainda que com grande parte dos problemas, ele já se acha! Outro dia mesmo tentou atravessar a avenida em frente, muito movimentada por sinal. Resultado: quase foi atropelado, coitado. Voltou todo trêmulo e assustado. Aqui, bem ou mal, está sendo tratado. Comida boa ou ruim não importa, pelo menos ele a tem todo dia. Na realidade, “seu” Lúcio precisa de um bom veterinário, banho, remédios, toza e boa comida. Além de tratamento para sua cegueira. Mas para ele, acho que já no fim da vida, tudo está bom…

E na igreja, quantos são aqueles que tem a “Síndrome do “seu” Lúcio”? Estão cegos, mancos, sarnentos, sujos. Muitas vezes estão tão cegos que nem sequer veem os demais sintomas. Foram cegados pelo orgulho, pela arrogância, pelo desejo de se ter as maiores e melhores bençãos aqui, neste mundo. Estão cegados, algumas vezes, pelas mentiras que lhe são impostas, pelos falsos mestre e falsos profetas. Não querem estar cegos, mas estão. Ah!, tem aqueles também que querem se fazer de cegos para assim conduzirem outros cegos. O pecado cega, o orgulho cega, a ambição cega.

E os mancos? Alguns se acham mancos por acreditar lutarem com Deus, assim como Jacó, mas na realidade estão mancos pelo pecado. O pecado lhes pesa tanto que nem sequer conseguem se manter eretos e o peso desce às pernas, que não aguentam. Outros foram feitos mancos por seus líderes, que de tanta cajadada, acabaram se ferindo. Bom, se as cajadadas forem, ao menos, para conduzí-los ao caminho certo, o caminho da salvação em Cristo, eu quero entrar manco no Céu a ir para o inferno perfeito. O duro é acreditar que muitos mancos estão nesta condição por cajadadas erradas, que os conduzem ao engano e à perdição. Misericórdia.

A sarna e a sujeira, na “Síndrome do “seu” Lúcio” é evidente: é (novamente ele) o pecado. Quantos crentes têm se envolvido tanto com este mundo, tomando a forma dele, que carregam consigo as sarnas e a sujeira que este oferece? Quantos líderes, na ânsia de serem cada vez maiores e melhores têm-se afogado nas entranhas deste mundo perverso, acreditando e pregando valores deturpados, trazendo para o seio da igreja coisas abomináveis a Deus? E o pior, a sarna é transmissível. Se você se aproxima de um animal ou uma pessoa com sarna, passa algum tempo com ele, as chances de ser contaminado são altíssimas. Quantos líderes, ou mesmo irmãos, sem saberem que estão contaminados, tem infectados outros tantos? A situação é complicada.

Tem também aquela classe de crentes que, assim como o cãozinho, se contentam com qualquer coisa que lhes oferecem. Não precisa de qualidade, não precisa ser bom, nem mesmo precisa de sabor, basta ter algo que lhes encha o estômago, está bom. Ainda que pouco tempo depois vão sentir fome novamente, mas se tem algo, está de bom tamanho. É a famosa história: “tá ruim, mas tá bom”. Não reclamam, não exigem, não discutem, não buscam coisas novas e comida saudável… Se alimentam das sobras, dos restos, do despojo que, em muitas vezes, está estragado.

E o pior! Em alguns casos são tratados, e muito bem tratados, estão revigorando, ganhando forma novamente e do nada acham que estão bons de fato, acham que já podem caminhar com as próprias pernas, que podem atravessar a avenida movimentada. Deixam tudo e vão lá, fazer sua tentativa. Não é difícil quebrarem a cara, serem até mesmo atropelados. Bom é quando, assim como “seu” Lúcio reconhecem que não estão aptos, que não são nada, e voltam. Voltam para os pés de Jesus, para os braços do Pai, para o Refúgio eterno. Péssimo é quando, mesmo atropelados, ainda que em estado convulsivo, querem seguir adiante. Foram curados, lavados, tosados, mas a cegueira persiste. O que será destes?

Glorificado seja Deus pelo fato de que assim como existem bons veterinários para cuidar do “seu” Lucas, Jesus Cristo, nosso Médico, está pronto para nos socorrer e nos curar. Entreguemo-nos em Suas mãos, sabendo sempre que é Ele mesmo quem nos mantém em pé, livres das sarnas deste mundo, clamando sempre por Sua misericórdia para nos curar de toda cegueira. Ele é fiel e nos ajudará, sempre.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória,

Danilo Miguel

3 comentários:

  1. Querido irmão Miguel

    Belíssimo texto. Eu diria que qualquer semelhança NÃO É mera coincidência.

    INFELIZMENTE vejo muitos casos como o do "seu" Lúcio por aí, mas FELIZMENTE há quem cuide desses casos com o mesmo amor e dedicação dados àqueles que são saudáveis; esse alguém é Jesus.

    Desejo de coração que o "seu" Lúcio ainda encontre um lar, ficando assim protegido para sempre dos perigos da rua, assim como desejo que os crentes com a "síndrome do seu Lúcio" reencontrem o abrigo no Senhor para que fiquem protegidos dos perigos do mundo em que vivemos.

    Que Deus abençoe a sua vida, irmão!!!

    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezamado e nobre Danilo Miguel,

    A paz do Senhor!

    Vivemos momentos dicisivos para a volta do Senhor Jesus Cristo, e observamos a incidência de situações semelhantes ao seu "Lúcio", e pior dentro da igreja.

    Muitos buscam e se envolvem com quem joga a comida podre, ou restos aos que não sentem nojo pela sujeira da mentira, e das heresias que tomam conta deste momento dos últimos dias do final dos Tempos.

    Infelizmente a cegueira espiritual, é verificada nas buscas de refrigério imediato e distribuídos as montes e montões, pelos hipócritas e destemidos pregadores da prosperidade em suas mirabolantes encenações de curas invisíveis.

    É tempo de vigiar e orar, meu amigo. O pior está por vir!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  3. Irmão Danilo,ótimo texto,graças á Deus não me encontro em nenhuma dessas fases,e oro para que nunca venha estar,pois sou uma pessoa determinada, e quando entreguei minha vida a Cristo sempre soube que jamais minha vida seria só flores,por isso peço á Deus para não me deixar enganar,me deixar meu ego subir não sem melhor que ninguém,assim caminho para vida eterna.

    Que Deus te abençõe .

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails