22 dezembro 2009

Sentimento do dever cumprido!

“Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem; no tempo em que eu os visitar, tropeçarão, diz o SENHOR.  Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.” – Jeremias 6:15-16
“Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma. Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.” – Jeremias 3:17-21
O que fiz, está feito! O fiz não por inveja, por dissensão ou qualquer outro sentimento que tentaram me atribuir, erroneamente, na tentativa de justificar ou, melhor, defender aquele que foi alvo do meu alerta, ou se preferir, investida. Não! Julgue cada um a seu bel prazer ou interesse, mas o fiz por AMOR! Deus o sabe. Não escrevi para agradar a homens, não o fiz para ganhar popularidade, não o fiz para iniciar uma guerra esta, aliás, já iniciada há tempos.

O texto em Jeremias capítulo 3, citado no início, é um dos que mais marcou e marca meu ministério. Sinto calafrios, não de medo, mas pela responsabilidade, toda vez que o leio. Quantos já se foram sem que eu, ao menos tentasse, tocar a trombeta? Covarde! Sim, por diversas vezes o fui. Eu sei! Eu, e não outra pessoa dará conta a Deus por isso. O diferente, novo e que causou espanto e controvérsia dessa vez, é que não me calei...

Fiz a minha parte. Meu sentimento é, sim, do dever cumprido! Se “peguei pesado” ou incomodei, não era essa minha intenção. Cada um interpreta o que lê da forma que bem entende. Somos livres, não somos? Lembre-se: até mesmo Alan Kardec, em seus devaneios, achou na Bíblia Sagrada subterfúgios para – tentar – validar o espiritismo.

Sabemos, também pela Palavra de Deus, que nossa luta não é contra carne e sangue (homens), mas contra principados e potestades (demônios) (Efésios 6:12). Porém, duro é quando os homens se colocam no lugar dos príncipes deste século (João 12:31; 14:13; 16:11) e lutam a luta que não lhes pertence. Triste...

Da minha parte continuarei a tocar a trombeta, goste quem gostar, incomode a quem incomodar. Não estou aqui para agradar a homens. Afinal, somos ou não apologéticos? Talvez, apenas, revise algumas coisas necessárias, que aprendi com este episódio. Não sou perfeito. Mas, como me calar? Como ver o pecador se aproximar do abismo e permanecer inerte e ter seu sangue requerido de mim, depois?  Não! Não posso...

Paro, DEFINITIVAMENTE, por aqui todo esse episódio. Ponto final! Se quiserem continuar, continuem. O blog é público, cada um tem o direito de expressar sua opinião, desde que civilizadamente, pois todos nós, principalmente quando nos tornamos pessoas públicas, temos que dar conta de cada atitude e cada palavra. Não mais responderei, não mais twitarei, não mais moverei um dedo por este assunto. Meu dever foi cumprido, bem ou mal, da minha parte esta terminado.

Se excedi em algo, peço perdão. Se escrevi além do que deveria, nos comentários ou no twitter, peço perdão!

Resta a mim finalizar, repito, DEFINITIVAMENTE, esta tola discussão que não levará ninguém a lugar algum, fazer minhas as palavras de Paulo, registradas em Filipenses 3 (o grifo é meu):
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; [...] Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;  para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores (de Paulo, não de mim!), irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”

Em Cristo Jesus, Senhor e Salvador, e certo do dever cumprido,

Danilo Miguel

P.s.: Antes de publicar este texto, o submeti ao pr. Newton Carpintero que, apesar de não ser meu pastor (infelizmente!), o tenho como, além de um grande amigo e companheiro de jornada, um verdadeiro "padrastro" na fé. Apesar de tê-lo feito, e obtido sua total aprovação quanto a publicação deste, o fiz por consideração e, também, por ter nele  uma das pessoas mais interessadas em acabar com essa história.

2 comentários:

  1. Prezamado Danilo Miguel,

    A paz do Senhor!

    Agradeço a oportunidade e a sua confiança em permitir a minha avaliação aos acontecimentos e tentar assim, influir para que as trovoadas possam transforma-se em uma chuva serôdia.

    Que o Senhor, possa nos ajudar a estarmos na linha de frente, desta extrema e necessária atitude em denunciar com responsabilidade, as extravagâncias de muitos nas aplicações insensatas de suas demandas por prosperidade e necessidades extremas de consumo por mansões, carros importados, relógios caríssimos, ternos à cada apresentação (OPS!) culto e pulseirinhas de 24 quilates de ouro sem falar nos anéis com brilhantes, enquanto no momento, existem igrejas com o "vaso sanitário sem tampa", a descarga quebrada a pia vasando e a falta de papel sanitário de boa qualidade. Sinto vergonha!

    Mas, vamos a um pouco de alegria, ou seja, muita alegria: Estive com o pr. Leonardo Gonçalves via telefone esta tarde, e tivemos uma conversa muito agradável que nos valeu o dia.

    O Senhor seja com cada um de nós em sabedoria e conhecimento!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido amigo,

    Sim, seu sentimento é o mais justo possível. Não se importe com os cães que ladram. São cães que gostam de latir, mas quando alguém lhes disciplina, então rosnam e avançam. Siga seu caminho. Tudo o que vc disse é a mais cristalina verdade. Assino embaixo.

    Um abraço,

    Maya

    ResponderExcluir

Sinto-me muito honrado com sua visita! Se você chegou até este formulário certamente o fez pois pretende comentar o texto acima.

Mas antes de comentar, gostaria de deixar algumas dicas importantes: você realmente leu o texto? entendeu sua essência? Ótimo! Espero que sim.

Mais, ainda, algumas outras observações: ao deixar seu comentário seja ético, reflita suas próprias palavras antes de enviar seu texto pois o mesmo pode (e irá!) expor seu caráter, suas atitudes. Mostre-se um critão, PRINCIPALMENTE através de suas palavras, sejam escritas ou faladas. Comentários anônimos, independente de seu conteúdo NÃO serão mais publicados.

Ainda disposto a comentar (risos)? Mãos à obra!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails